STEM Itinerante: Por mais Meninas na Engenharia
Descrição: O aumento do bem-estar da sociedade está intrinsecamente ligado ao progresso nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Isso se traduz em melhorias significativas em diversas esferas, abrangendo saúde, agricultura, infraestrutura e desenvolvimento de fontes de energia sustentável. O desenvolvimento econômico de uma nação está diretamente relacionado à qualificação de sua força de trabalho e à preparação de estudantes para carreiras alinhadas com as demandas atuais e futuras.A diversidade de gênero em equipes de trabalho tem demonstrado impactos positivos na economia, incentivando a inovação por meio da ampliação da criatividade, compartilhamento de conhecimento e experimentação, resultando em ganhos de produtividade e qualidade das decisões. A Agenda 2030 da ONU, com seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), destaca a importância da Educação de Qualidade (ODS 4) e da Igualdade de Gênero (ODS 5).No Brasil, a representação feminina em cursos de STEM, como engenharia, é significativamente menor do que a masculina, devido a estereótipos de gênero, falta de modelos femininos, ambiente de trabalho desigual, acesso limitado a educação em STEM e falta de conscientização sobre as opções de carreira.Este projeto busca despertar o interesse de alunas do ensino básico em STEM por meio de protótipos apresentados em eventos de divulgação e oficinas. A abordagem “aluno-aluno” visa tornar a comunicação mais eficaz e acessível. A integração de elementos visuais atraentes e roteiros de aprendizagem ajudará na compreensão e no engajamento. O objetivo é aumentar a visibilidade das áreas STEM e incentivar as alunas a considerarem carreiras nesses campos.O projeto não se restringe a alunas; no entanto, a presença de graduandas como mentoras pode inspirar mais meninas a se interessarem por STEM. A iniciativa se alinha com a busca por uma educação inclusiva, equitativa e de alta qualidade, promovendo oportunidades de aprendizado contínuo para todos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
.