Nesta quinta-feira (13/06), a Universidade de Pernambuco (UPE) recebeu a comitiva do Embaixador da República Popular da China no Brasil para reunião na sede do Instituto Confúcio (IC-UPE), com o objetivo de discutir parcerias relacionadas à educação e cultura entre o Brasil e a China. O encontro também foi acompanhado por integrantes da Secretaria da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, que destacaram as ações do Governo do Estado nas áreas da educação, ciência e tecnologia.
A reunião teve início com a apresentação da UPE pela Reitora, Profa. Socorro Cavalcanti, que destacou as potencialidades da instituição e os resultados da sua expansão nos últimos anos. A gestora enfatizou os projetos realizados nas áreas da educação, tecnologia e saúde, com atividades em diversas regiões do Estado. Durante a sua fala, foi pontuada a capilaridade da UPE, que conta com 17 unidades de educação, 3 unidades de educação e saúde, 16 polos de educação a distância, além das escolas de aplicação e projetos especiais.
“Nos últimos anos temos avançado em diferentes projetos que têm fortalecido a Universidade de Pernambuco. A parceria com o Instituto Confúcio é fundamental, pois já formamos mais de 3 mil estudantes, com intercâmbio em universidades na China, cursos de verão e continuidade da formação em universidades dos dois países. Com isso, é fundamental ampliarmos as parcerias e abrangência do Instituto Confúcio da UPE, para que possamos oferecer uma formação de qualidade aos estudantes em outras regiões”, enfatizou a Profa. Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.
O Assessor Especial à Governadora e Relações Internacionais, Fernando Holanda, destacou os investimentos do Governo do Estado de Pernambuco na economia, tendo a China como uma das parceiras. Do mesmo modo, foi enfatizado o trabalho conjunto com a Universidade de Pernambuco para os projetos na educação, saúde e tecnologia, com a modernização dos campi e dos três hospitais universitários.