Engenharia Elétrica de Telecomunicações

Prof. Dr. Paulo Hugo Espírito Santo Lima

2022 – Atual
Núcleo de Inteligência Artificial e Computação em Nuvem aplicadas ao Gerenciamento de Informação e Eventos de Segurança
 
Descrição: O objetivo geral desta proposta é dotar os laboratórios da UPE com a capacidade de construção de um núcleo de pesquisa e desenvolvimento de projetos multidisciplinares aplicados ao cenário SIEM. Para tanto, será necessário que possa prover terminais com bom desempenho, voláteis e escaláveis através de virtualização, possibilitando o provimento de uma infraestrutura com escalabilidade vertical em que os pesquisadores envolvidos possam realizar análises de prevenção e contramedidas em ambientes sandbox, ou seja, baseados em uma área restrita e isolada para testes e experimentos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (3) .
2022 – Atual
Núcleo de desenvolvimento e prototipação de Placas para Circuitos Impresso (PCIs) e Internet das Coisas (IoT)
 
Descrição: O objetivo desta proposta é atualizar a infraestrutura dos laboratórios de sistemas embarcados, eletrônica e makers da UPE, habilitando a execução de treinamentos em maquinários semelhantes (em menor escala) aos do CMA/Parqtel e apoio às atividades de pesquisa e inovação desenvolvidas pelo Núcleo de grupos de pesquisa multi-institucionais…
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (0) .
2020 – Atual
Análise da Vida Útil de Modems Ópticos Submetidos a Surtos de Alta Tensão com e sem a Proteção de Dispositivos de Proteção contra Surtos
 
Descrição: No presente projeto foi realizado um estudo sobre o impacto da utilização de Dispositivos de Proteção contra Surtos – DPS na vida útil de MODEMS ópticos utilizados por empresas prestadoras de serviço de Banda Larga..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
2024 – Atual
ALETA – Alfabetizar letrando: tecnologia assistiva e aprendizagem de estudantes com deficiência
 
Descrição: EDITAL FINEP: CHAMADA TECNOLOGIA ASSISTIVA 2022 – Ref. 2157/22 – PROJETO ALETA. O foco da proposta é a alfabetização dos estudantes com deficiência, dentro deuma perspectiva social de deficiência, tentando romper com o modelo médico de deficiência, quetem suas bases em vários momentos históricos assistencialista e de segregação das pessoas comdeficiência. A alfabetização a partir da perspectiva do letramento é o foco do presente projeto,entendendo-se a relação ensino-aprendizagem não como sendo constituída pelo estado deprontidão do aprendiz, que recebe, de forma passiva, as informações e treinamentos perceptivosmotores e sem significação (MORAIS, 2012). O processo de alfabetização é repleto designificação, em que os aprendizes aprendem com textos reais, que circulam no mundo letrado.Em relação a aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética, os aprendizes constroemconhecimento ao entenderem para que a escrita serve e o que a escrita representa. É a partir daíque a ferramenta irá se constituir, enquanto Tecnologia Assistiva que atuará no auxílio aodesenvolvimento intelectual e cognitivo de pessoas com deficiência que, segundo dadosdemográficos, encontram-se excluídas do processo de alfabetização. Nesse sentido, os ganhossocioemocionais são imensos, por sua inserção na sociedade letrada, bem como ossocioeconômicos por permitir que as pessoas, no futuro, possam ser inseridas no mercado detrabalho..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (5) .
2020 – Atual
Programa de Capacitação para Consolidação de Novas Tecnologias de Computação
 
Descrição: O programa consiste na formação de profissionais com habilidades nas técnicas modernas de computação em nuvem, ciência de dados e inteligência artificial com competências para utilizar frameworks disponíveis, resolvendo problemas práticos no processamento de com grande massa de dados. O projeto é uma parceria entre a Universidade de Pernambuco (UPE), Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI-PE)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 – Atual
EPCLan, uma rede para comunicação de dados multimídia em sistemas de TV
 
Descrição: O projeto de pesquisa se proponhe a o estudar, analisar, projetar e desenvolver soluções para um sistema de gestão de dados multimídia para emissoras de TV Digital implementado no protocolo IP na TV Pernambuco (TVPE), mantida pela Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC). O sistema deve contemplar a comunicação entre dispositivos por meio de enlaces dedicados ou em backbones Compartilhados, e/ou priorizar o uso de equipamentos genéricos, protocolos não proprietários, softwares com licença GPL, Hardwares Definidos por Software e Redes Definidas por Software..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 – Atual
Estudo de Sistemas de Comunicação Veiculares Baseados em Rádios Definidos por Softwares (RDS)
 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Paulo Hugo Espírito Santo Lima – Coordenador / Henrique Alves Dinarte da Silva – Integrante / Marcílio André Félix Feitosa – Integrante / Sergio Campello Oliveira – Integrante / Gustavo Oliveira Cavalcanti – Integrante / ARYSSON SILVA DE OLIVEIRA – Integrante / RILDO PEREIRA ALVES JUNIOR – Integrante.

Endereço

Contato

coordtelecom@poli.br

protocolo_escolaridade@poli.br

© 2024 Escola Politécnica de Pernambuco :: Universidade de Pernambuco Contato