Engenharia Elétrica de Telecomunicações

Profa. Dra. Maria de Lourdes Melo Guedes Alcoforado

2023 – Atual
Desenvolvimento de sequências didáticas para uso na educação básica usando sistemas baseados em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM)
 
Descrição: Dados da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE) indicam que em 2014 o Brasil contava com somente 4,8 engenheiros para cada 10.000 habitantes, índice muito inferior aos de vários países desenvolvidos. É fundamental estimular não apenas um número maior de alunas e alunos a ingressarem nos cursos de Engenharia, bem como que estes tenham o entendimento do que irão praticar durante os anos vindouros na Universidade e na vida profissional. Este projeto tem como objetivo geral aproximar os estudantes de escolas de Ensino Básico e os recém ingressantes em Instituições de Ensino Superior (IES) da realidade dos cursos de Engenharia, em especial Elétrica, seja através da interação em escolas de educação básica, abordando alguns conceitos ministrados nas graduações dos cursos de Engenharia Elétrica (Eletrônica, Telecomunicações e Eletrotécnica). Como objetivos específicos pode-se citar a implementação de conteúdos pedagógicos para inserção do Ensino nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) em escolas de Ensino Básico; a construção de sequências didáticas e/ou kits com a finalidade de execução de práticas pedagógicas, através de projetos STEM com estudantes dos ensinos fundamental e médio utilizando conceitos de telecomunicações, eletrônica e eletrotécnica; análise dos resultados das ações supracitadas através de avaliação com os participantes; elaboração de artigo científico com resultados obtidos. Além disto, em todas as etapas de desenvolvimento do projeto, espera-se dar destaque às ações desenvolvidas por mulheres na ciência e na engenharia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
2023 – Atual
STEM Itinerante: Por mais Meninas na Engenharia
 
Descrição: O aumento do bem-estar da sociedade está intrinsecamente ligado ao progresso nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Isso se traduz em melhorias significativas em diversas esferas, abrangendo saúde, agricultura, infraestrutura e desenvolvimento de fontes de energia sustentável. O desenvolvimento econômico de uma nação está diretamente relacionado à qualificação de sua força de trabalho e à preparação de estudantes para carreiras alinhadas com as demandas atuais e futuras.A diversidade de gênero em equipes de trabalho tem demonstrado impactos positivos na economia, incentivando a inovação por meio da ampliação da criatividade, compartilhamento de conhecimento e experimentação, resultando em ganhos de produtividade e qualidade das decisões. A Agenda 2030 da ONU, com seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), destaca a importância da Educação de Qualidade (ODS 4) e da Igualdade de Gênero (ODS 5).No Brasil, a representação feminina em cursos de STEM, como engenharia, é significativamente menor do que a masculina, devido a estereótipos de gênero, falta de modelos femininos, ambiente de trabalho desigual, acesso limitado a educação em STEM e falta de conscientização sobre as opções de carreira.Este projeto busca despertar o interesse de alunas do ensino básico em STEM por meio de protótipos apresentados em eventos de divulgação e oficinas. A abordagem “aluno-aluno” visa tornar a comunicação mais eficaz e acessível. A integração de elementos visuais atraentes e roteiros de aprendizagem ajudará na compreensão e no engajamento. O objetivo é aumentar a visibilidade das áreas STEM e incentivar as alunas a considerarem carreiras nesses campos.O projeto não se restringe a alunas; no entanto, a presença de graduandas como mentoras pode inspirar mais meninas a se interessarem por STEM. A iniciativa se alinha com a busca por uma educação inclusiva, equitativa e de alta qualidade, promovendo oportunidades de aprendizado contínuo para todos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
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2020 – Atual
Técnicas de Processamento Digital de Imagens e Inteligência Computacional Aplicadas ao Diagnóstico Odontológico
 
Descrição: O objetivo geral é desenvolver um sistema de classificação de imagens para fins de diagnóstico odontológico. Projeto com financiamento na forma de bolsa FACEPE para aluna de Mestrado. Código do Projeto: PBPG-0767-3.04/20..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
2019 – Atual
Modulação 12 x 12 QAM em sistemas com canais corrompidos por ruído aditivo Gaussiano branco e desvanecimento Rayleigh
 
Descrição: O esquema de modulação, denominado 12×12-QAM, mapeia 7 símbolos binários em um dos 128 pares de sinais selecionados de duas constelações 16-QAM, retirados os sinais de maior energia. Seu uso prático é possível através da mudança de mapeamento, sem a necessidade de alteração de hardware. Os resultados de simulações computacionais apresentados na literatura, levam em consideração sistemas que utilizam apenas canal corrompido por ruído aditivo Gaussiano branco (AWGN) e indicam que a nova modulação 12×12-QAM oferece ganhos consideráveis, em relação a modulação 16-QAM. O objetivo desse trabalho é verificar o desempenho de um sistema que faz uso da transmissão de informação usando codificação convolucional ou polar na presença do ruído AWGN e desvanecimento Rayleigh..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .

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