Docentes

Atualmente o curso de Engenharia Elétrica de Telecomunicações conta com os seguintes professores permanentes no pleno:


Francisco Madeiro Bernandino Júnior

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (2001), atual Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Sua atividades de pesquisas concentram-se em processamento de sinais de voz e imagem, teoria das comunicações e aplicações de inteligência computacional . Professor Associado da Universidade de Pernambuco (UPE), onde atua na Escola Politécnica de Pernambuco (Poli) desde 2006. É professor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), onde atua desde 2002.

E-MAIL: madeiro@poli.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1934903225521860



Henrique Alves Dinarte da Silva

Henrique Dinarte é mestre em Engenharia de Sistemas pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (2016) e bacharel em Engenharia de Telecomunicações (2010). É professor da Universidade de Pernambuco (UPE) e atua na Escola Politécnica (POLI) como professor da Graduação em Engenharia Elétrica (Telecomunicações). É membro pesquisador do Grupo de Pesquisa em Protocolos de Rede (GPPR), da Universidade de Pernambuco, cadastrado no CNPq. Suas atividades de pesquisa concentram-se em otimização de protocolos de rede e desenvolvimento de sistemas de telecomunicações, áreas em que possui publicações. Possui experiência profissional superior há 12 anos atuando em empresas de Telecomunicações, principalmente na área de Redes de distribuição Televisão a cabo e Internet banda Larga.

E-MAIL: henrique@poli.br

Homepage: http://henrique.poli.br/

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1589032892113055



Lylian Kelly de Siqueira Gomes

Graduada em Engenharia Elétrica de Telecomunicações pela Escola Politécnica de Pernambuco - POLI (2011) e mestre em Engenharia de Sistemas pela UPE/POLI (2014), todas em Recife - PE. Possui experiência técnica na área de Telecomunicações desde 2010, trabalhando em grandes empresas do mercado de Telefonia. Atualmente desempenha funções na iniciativa privada e acadêmica como Especialista de Telecomunicações da OI (Acesso Rede Básica e Transmissão PE/PB/AL/RN) e professora na Universidade de Pernambuco-UPE.

E-MAIL: lksg@poli.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2554413393535804



Márcio José de Carvalho Lima

Possui graduação em Engenharia Elétrica modalidade Eletrônica pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) , mestrado (2007) e doutorado(2017) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco em Teoria dos Códigos aplicada a Comunicações. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações, Teoria da Informação, Teoria dos Códigos, Códigos Corretores de Erros, Eletromagnetismo e Comunicações Ópticas, atuando nas seguintes áreas: criptografia, teoria da informação, teoria dos códigos, telecomunicações, redes de computadores, comunicações ópticas e engenharia de micro-ondas.

E-MAIL: marcio.lima@poli.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1490175395740988



Maria de Lourdes Melo Guedes Alcoforado

Possui Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Atualmente é servidor público da Escola Politécnica de Pernambuco e professor adjunto da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em teoria da informação e códigos corretores de erros, atuando principalmente nos seguintes temas: binary adder channel, códigos corretores de erros, 2bac, multiple acces channel e trellis code.

E-MAIL: mlmga@poli.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0471789576411239



Paulo Hugo Espírito Santo Lima

Paulo Hugo é doutor e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2015 e 2011, respectivamente) e bacharel em Engenharia Elétrica-Eletrônica pela Universidade de Pernambuco - UPE (2009). Atualmente é professor adjunto do departamento de engenharia elétrica da UPE atuando no curso de Engenharia de Telecomunicações. É integrante do Grupo de Pesquisa em Redes e Comunicações (GPRC) da UPE. Suas áreas de interesse incluem transformadas digitais e aplicações de matemática discreta em comunicações, criptografia e processamento de sinais. Tem experiência profissional de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de sistemas de telecomunicações, sistemas embarcados e eficiência energética adquirida em participações de projetos de P&D.

E-MAIL: paulo.hugo@poli.br

Homepage: http://paulo.hugo.poli.br/

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5804569982941990



Renan Vasconcelos Bezerra Carvalho

Possui graduação em Engenharia Elétrica/Eletrônica pela Universidade de Pernambuco (2010) e mestrado em Engenharia Elétrica com ênfase em fotônica pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Atualmente, é engenheiro da Companhia Pernambucana de Saneamento na área de tecnologia da informação e telecomunicações. É professor do pleno de engenharia de telecomunicações da Universidade de Pernambuco.

E-MAIL: rvbc@poli.br

Homepage:

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7669904663561334



Verusca Severo de Lima

Doutora em Engenharia Elétrica-PPGEE da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2020), mestre em Engenharia de Sistemas pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Sistemas-PPGES da Universidade de Pernambuco (2015) e graduada em Engenharia Elétrica de Telecomunicações pela Universidade de Pernambuco (2012). Atualmente é Professora Assistente do departamento de Engenharia Elétrica da UPE atuando no curso de Engenharia de Telecomunicações. É integrante do Grupo de Pesquisa em Redes e Comunicações (GPRC) da UPE. Sua experiência concentra-se na área de Processamento Digital de Sinais em que tem atuado como pesquisadora, dedicando-se, principalmente, à corpos finitos e suas aplicações, ao projeto de quantizadores vetoriais e no estudo de técnicas para acelerar a etapa de codificação por distância mínima no cenário de quantização vetorial de imagens.

E-MAIL: verusca.severo@poli.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6653682115715369



Vladimir Homobono Soares

Engenheiro de Telecomunicações (2007), que durante a graduação estagiou na empresa Processamento de Dados do Estado do Pará trabalhando com sistemas WiMax e Ópticos durante a expansão do projeto NavegaPará. É Mestre (2010) e Doutor (2020) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco atuando na otimização [experimental e teórica] de um sistema de sensoriamento óptico para detecção em tempo real da concentração de gases dissolvidos. Atualmente é professor assistente na Escola Politécnica de Pernambuco - UPE. No momento estou interessado nas áreas de sensores ópticos, análise físico-química do óleo/papel isolantes, transporte da informação sobre redes IP, comutação inteligente e educação em engenharia/informática.

E-MAIL: vladimir@poli.br

Homepage: http://vladimir.poli.br/

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9596138148623043


Docentes que ministram disciplinas do pleno de telecomunicações que são de outros plenos:


Carlo Marcelo Revoredo da Silva

Carlo Marcelo Revoredo da Silva possui Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela União dos Institutos Brasileiros de Tecnologia (UNIBRATEC) em 2009, especialização Latu Sensu em Segurança da Informação em Engenharia de Software pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R) em 2012, Mestrado em 2014 e Doutorado em 2020 em Ciência da Computação pelo Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Profissionalmente, atuou por 15 anos como Engenheiro e Arquiteto de Software e exerceu por 5 anos atividade como docente em instituições como o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Faculdade Santa Emília (FASE), além de Tutoria EAD no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Atualmente, é Professor Adjunto na Escola Politécnica de Pernambuco (POLI) da Universidade de Pernambuco (UPE) e pesquisador líder no grupo de pesquisa do CNPQ Advanced System and Software Engineering Research Technologies Lab (ASSERT, http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3695471376981126) em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia de Software (INES, https://www.ines.org.br) e com o Services and CyberSecurity (SCS, http://scs.ewi.utwente.nl/) da Universidade de Twente (Holanda). Também atua como pesquisador no grupo de pesquisa CNPQ "Núcleo de Estudos Socioambientais do Agreste Meridional" (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/15310). Por fim, atua como Pesquisador nas linha de Desenvolvimento Seguro de Software, Prevenção à Fraudes Digitais e Aprendizagem de Máquina e líder do capítulo OWASP Recife (https://owasp.org/www-chapter-recife/), da OWASP Foundation.

E-MAIL: cmrs@poli.br

Homepage: linkedin

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5941653866734201


Docentes aposentados:

Alcione Alves

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972) e mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1977). Atualmente é professor assistente na Escola Politécnica da Universidade do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Telecomunicações.

E-MAIL: aa@poli.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0316855065906686