10/10/2017 - Professor, onde irei usar o que estou aprendendo?

Professor Lizandro Nunes lidera alunos e professores da POLI em visita a Vivo S/A e são recebidos pelo engenheiro Francisco Klebert.

O professor Lizandro Nunes, da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco – POLI/UPE visando uma maior integração entre o universo acadêmico e o corporativo, bem como a aplicação dos conhecimentos obtidos em disciplinas da grade profissional, levou alunos dos cursos de Engenharia de Telecomunicações para visita técnica as dependências da central de operações da empresa de telefonia vivo S/A, onde foram recebidos e orientados pelo engenheiro Francisco Klebert (Vivo), que proporcionou aos visitantes uma visão geral da empresa.

A visita constou de três etapas, onde os estudantes puderam conhecer uma área pouco lembrada, muitas vezes até desconhecidas, pelos usuários de uma rede de telecomunicações, que é a infraestrutura, ou seja, “a base que fornece as condições para o pleno funcionamento: energia elétrica (sala de captação, transformação e contingência, formada por grupo motor gerador e banco de baterias) e sistema de refrigeração para o bom desempenho dos equipamentos instalados no prédio”.

Na segunda fase, os participantes puderam conhecer toda a parte responsável pela geração e controle de chamadas de voz e de dados. E por fim, foi apresentado o sistema de transmissão de dados que interliga a central a outros pontos do Estado, bem como ao restante do país.

VISÃO

O evento que contou com a presença de professores e estudantes e teve a orientação do Engenheiro Francisco Kleber (Vivo), permitiu aos participantes uma visão geral do segmento e também serviu como um maior incentivo para o aprimoramento dos conhecimentos.

Na opinião do aluno Lucas Bulhões, “foi extremamente importante e motivador, tivemos a oportunidade de conhecer na prática aquilo que é apresentado e discutido em sala de aula”. Enquanto isso, o professor Henrique Dinarte ressaltou que “além das tecnologias já estabelecidas no mercado de telefonia celular, foi possível ver tecnologias que estão em desenvolvimento no mundo acadêmico e científico como o 5G e as Redes Definidas por Software (RDS) em teste”.

Todos saíram empolgados e revigorados com o banho de conhecimentos práticos adquiridos.

O professor Lisandro Nunes agradeceu a Vivo na pessoa do anfitrião, engenheiro Francisco Klebert, garantindo que a visita possibilitou uma integração do meio acadêmico com o mercado de tecnológicos e o coordenador do curso de Engenharia de Telecomunicações, professor Márcio Lima, concluiu dizendo “estamos nos esforçando para aumentar ações de integração entre POLI e empresas, pois isso enriquece o aprendizado dos alunos e os motiva a galgarem espaço no mercado de trabalho de alta qualidade, que seus conhecimentos e mão de obra poderão ser aplicados”.


Disponível também em poli.br.